Nos últimos cinco anos, a quantidade de veículos em Mato Grosso registrou um crescimento de 50,3%, chegando a 2,7 milhões de unidades, segundo dados da 19ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
Sinop se destaca nesse cenário: a cidade registrou 1,3 mil novos emplacamentos apenas no mês passado, ocupando a terceira posição estadual, atrás de Cuiabá (3,7 mil) e Várzea Grande (1,9 mil), e à frente de Rondonópolis (835).
Atualmente, a frota local soma 175,1 mil veículos, enquanto o total estadual ultrapassa 2,85 milhões.
Para Depiné, o aumento da frota representa um impacto positivo para a economia e o setor automotivo, mas também eleva os desafios de mobilidade urbana e infraestrutura.
“O crescimento desordenado da frota pressiona o trânsito, aumenta os congestionamentos e eleva os riscos de acidentes envolvendo motoristas e pedestres”, explicou o diretor.
Para reduzir esses impactos, a Ciretran intensifica ações conjuntas com órgãos públicos e de segurança, incluindo operações da Lei Seca, blitz educativas, o programa ‘Amigo da Rodada’ e atividades de educação no trânsito em escolas e empresas.