Gruta da Lagoa Azul reabre após duas décadas de fechamento em MT

Escrito em 26/11/2025
Redação Portal 93

A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) homologou a licitação da empresa responsável pela reforma do Parque Gruta da Lagoa Azul, localizado em Nobres.

O Consórcio Enpa Quadrante foi o vencedor do processo licitatório, oficializado em 19 de novembro. O edital estipula um investimento de até R$ 4.798.225,10 para a execução das melhorias, que ocorrerão sob o regime de empreitada por preço unitário, remunerando a empresa de acordo com a execução de cada etapa.

Fechada devido à degradação ambiental ordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a Gruta da Lagoa Azul era o principal atrativo turístico de Nobres. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que a área será liberada para visitação após a finalização das reformas.

As adequações incluem a construção do receptivo turístico, implementação de estacionamento, novo acesso ao parque, obras de drenagem e diversas adequações estruturais.

Ainda não há previsão para a conclusão das reformas, que somente começarão após a assinatura do contrato entre o governo e a empresa vencedora. Até lá, a área permanece interditada para visitas.

Apesar do fechamento oficial, a Gruta tem sido alvo de visitas irregulares, colocando em risco a preservação do local.

Registros de tais visitas circulam nas redes sociais. Em janeiro, 13 turistas e 2 guias foram autuados por fiscais ambientais por invadirem a área, com relatos de guias oferecendo acesso ao local por até R$ 250 por pessoa.

.