O Hospital Central de Alta Complexidade em Cuiabá recebeu, no dia 18, um sistema robótico Da Vinci XI, que permitirá a realização de cirurgias minimamente invasivas em várias especialidades. O investimento de R$ 8,1 milhões, feito em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, vai elevar os padrões de qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a relevância do equipamento, afirmando que proporcionará um atendimento de alta qualidade e gratuito.
“Esse é um equipamento de última geração, que oferece cirurgia menos invasiva, com redução do tempo de internação e recuperação”
, afirmou.
A cirurgia robótica oferece precisão maior e melhor visualização para os cirurgiões. Alessandra Bokor, diretora do Hospital Central, ressaltou que o Einstein compartilhará sua experiência de 15 anos em cirurgia robótica, ampliando o acesso a procedimentos menos invasivos e com melhores resultados.
A cerimônia de inauguração do hospital ocorrerá no dia 19 de dezembro de 2025, com início das operações programado para 19 de janeiro de 2026, oferecendo serviços como cirurgia geral, oncológica e ortopédica pediátrica, entre outros. Os serviços serão ativados em quatro etapas, com a conclusão prevista até abril. O secretário adjunto de Gestão Hospitalar, Oberdan Lira, afirmou que o novo hospital contará com tecnologia de ponta, com potencial para realizar transplantes no futuro.