A semeadura da soja para a safra 2025/26 permanece abaixo dos níveis do ano anterior, conforme apontam levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Esse cenário é resultado da irregularidade nas chuvas nas últimas semanas, afetando significativamente a produção em várias regiões do Brasil.
No Sul, o excesso de umidade tem dificultado o acesso às lavouras, enquanto o Centro-Oeste e o Matopiba enfrentam uma falta de precipitações, comprometendo a umidade do solo necessária para a semeadura.
Recentemente, houve um aumento nos acumulados de chuvas nas regiões do Centro-Oeste e Matopiba, acompanhado de uma diminuição nas precipitações no Sul, especialmente no Paraná. Entretanto, colaboradores do Cepea permanecem cautelosos, indicando que a incerteza quanto ao potencial produtivo da safra 2025/26 é alta. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até 22 de novembro, 78% da área nacional destinada à soja havia sido semeada, um número inferior aos 83,3%% registrados no mesmo período do ano anterior.
*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo
