Seduc-MT premia 100 escolas por excelência na alfabetização com R$ 8,2 milhões

Escrito em 05/06/2025
Redação Portal 93

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou a lista das 100 escolas vencedoras da 4ª edição do Prêmio Alfabetiza MT, iniciativa que reconhece e valoriza as melhores práticas de alfabetização no estado. A cerimônia de premiação ainda terá data e local a serem definidos.

Ao todo, serão distribuídos R$ 8,2 milhões, sendo R$ 5,5 milhões destinados às escolas premiadas e R$ 2,7 milhões para apoiar outras 100 instituições que ainda enfrentam desafios na alfabetização. As escolas foram avaliadas com base em critérios de desempenho, equidade e progresso, conforme o Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (IDEMT-ALFA).

“O objetivo é garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, incentivando as escolas públicas com melhores resultados por meio de apoio financeiro,” destacou o secretário de Educação, Alan Porto.

O prêmio está dividido em três categorias:

  • 80 escolas com os melhores resultados no IDEMT-ALFA;

  • 10 escolas que mais evoluíram em comparação à edição anterior;

  • 10 escolas com os menores desvios-padrões nas avaliações aplicadas.

Além das escolas, o reconhecimento se estenderá a:

  • As 10 melhores escolas do Estado;

  • O melhor professor de alfabetização de cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs);

  • O melhor aluno do 2º ano do Ensino Fundamental.

Os recursos serão repassados em duas parcelas: 60% no início e o restante condicionado à manutenção ou melhora dos resultados na próxima Avaliação Somativa. Também será exigida cooperação técnico-pedagógica entre as escolas premiadas e as que receberão apoio.

O Programa Alfabetiza MT é uma política pública estruturada em 8 componentes e 26 macro ações, focada em garantir a alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa é desenvolvida em parceria com os municípios e busca fortalecer a gestão escolar, capacitar professores e transformar os indicadores da alfabetização no estado.

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