AGOSTO LILÁS: Saiba como funciona o Grupo Reflexivo para Homens em Sinop

Escrito em 05/08/2022
Rafaela Bonifácio

Com a nossa campanha do Agosto Lilás da Hits Prime FM, recebemos em nosso estúdio a presença das Professoras da Instituição UNIFASIPE de Sinop do Curso de Psicologia, para falar sobre o GRH, o Grupo Reflexivo para Homens. As Professoras Ana Paula e Carla, auxiliam neste projeto que envolve acadêmicos e homens que passaram por um processo na justiça relacionado a agressão.

Eles são encaminhados pela Justiça para que possam participar de 12 reuniões de conversa que promovem a reflexão sobre a temática relacionada a violência.

As professoras explicaram em entrevista, que os projetos começaram em 2018, sendo suspendido os atendimentos pelo período de pandemia. As docentes também falaram sobre o procedimento deste Grupo

“Iniciou em 2018, mas com a pandemia a gente acabou suspendendo os atendimentos, e retomamos no ano passado esse grupo reflexivo. O grupo ele faz parte de uma medida protetiva, então quando há uma violência contra mulher a juíza determina que uma das condições que ele precisa passar é por esse grupo reflexivo.”

Hoje organizamos com a coordenação da Professora Carla, sendo feitos em 12 encontros, no quais trabalhamos alguns conceitos que visam desmistificar desconstruir o que o homem pensa muitas vezes. Trazemos nesses encontros temas que os participantes vão compreender, pensar e vão contribuir. Falar sobre o que é essa violência? mas o que é esse gênero? o que que é o homem? e o que é mulher?”

O homem é encaminhado ao Grupo diretamente pelo Fórum, formando o Grupo de 06 a 12 homens, sendo trabalhados a emoção entre outros sentimentos, conforme explica as professoras.

“Aos poucos eles vão participando e vão sensibilizando, e  nós vamos trabalhar a emoção, trabalhar o que é raiva, o que é um medo, o que é a vergonha. Então nós vamos trabalhando e fazendo eles compreenderem o que são essas emoções, sendo que os grupos eles têm 12 encontros e quem conduz os grupos, são os nossos estagiários de psicologia”

As docentes explicaram que neste trabalho do Grupo, o intuito é auxiliar a transformação do homem, através da reflexão.

“Nós trabalhamos o que é gênero, o que é violência contra mulher, o que é a Lei Maria da Penha, e qual foi a penalidade dele e assim por diante.  Isso possibilita que ele faça uma reflexão, porque essa reflexão gera mudança, e não é em participar dos dois encontros que vai proporcionar que ele saia dali transformado. Nós vamos dar ferramentas para ele refletir os conceitos, que ele construiu ao longo da vida dele e aí enquanto ele passa por aquele processo, ele vai fazer melhores escolhas que vão levar a a melhores resultados e assim por diante ”

As professoras informaram que o Grupo Reflexivo atendeu em 2021 após o retorno das atividades com este primeiro período de 2022, mais de 50 homens, e que já tem uma lista dos novos participantes. Também foi enfatizado que muitos homens, mesmo após as 12 sessões já finalizadas, acabam permanecendo no projeto com o interesse em participar.

AGOSTO LILÁS: Saiba como funciona o Grupo Reflexivo para Homens em Sinop 30

Confira a entrevista completa sobre o Grupo Reflexivo para Homens.

Leia Também –