A campanha de atualização de rebanhos do Governo do Estado, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), encerra na próxima terça-feira (10.6). Produtores de bovinos, bubalinos, ovinose, caprinos, equídeos, suínos, aves, peixes e abelhas devem informar os dados detalhados dos rebanhos até esta data.
Neste ano, não haverá prorrogação do prazo. A atualização é obrigatória e pode ser realizada online no módulo do produtor ou presencialmente em uma das 140 unidades do Indea no estado. Para aqueles sem acesso ao sistema, é possível se cadastrar em uma unidade do Indea, onde será necessário assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado. O termo pode ser acessado no site do Indea em Sanidade Animal, Atendimento não Presencial.
A falta de comunicação de estoque resulta em uma multa de 27 Unidades de Padrão Fiscal (UPFs), equivalente a R$ 6.705,72. Na última campanha em novembro de 2024, 109.900 estabelecimentos participaram, com um total de 32,8 milhões de bovinos e 37,2 milhões de galinhas comerciais registrados.