EUA estudam importar carne argentina para conter alta dos preços

Escrito em 20/10/2025
Redação Portal 93

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no último domingo, 19, que o país pode importar carne bovina da Argentina como forma de conter os preços para os consumidores. A declaração foi feita a repórteres durante o voo no Air Force One.

A alta nos preços da carne nos EUA é principalmente resultado da severa seca que afeta a produção agropecuária no Texas e da diminuição das importações do México, devido a uma praga que atinge os rebanhos bovinos no país. Trump, que tem buscado maior aproximação com o presidente argentino Javier Milei, disse que está empenhado em lidar com essa questão para ajudar a controlar a inflação.

Em setembro, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, revelou que o país está em negociações para uma linha de financiamento temporária com o Banco Central da Argentina, no valor de US$ 20 bilhões. O acordo está condicionado aos resultados das eleições legislativas argentinas.

Bessent afirmou: ‘Se ele não ganhar, não vamos perder nosso tempo.’ A iniciativa visa fortalecer o peso argentino e, juntamente com a linha de crédito, incluir apoio de fundos soberanos e do setor privado antes das eleições de meio de mandato do presidente argentino.

.