Chacina em Sinop: condenado teria que estudar 408 anos para zerar pena

Escrito em 25/11/2025
Redação Portal 93

Edgar Ricardo de Oliveira, de 32 anos, foi condenado pela chacina que resultou na morte de sete pessoas em um bar de Sinop. Recentemente, obteve redução de 15 dias de sua pena após concluir 180 horas de estudo, conforme decisão do juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, assinada em .

De acordo com o Artigo 126 da Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/2011), o preso em regime fechado ou semiaberto pode ter a pena reduzida por meio de trabalho ou estudo. Para cada dia de redução, é necessário comprovar 12 horas de estudo, que devem ser distribuídas em pelo menos três dias.

No caso de Edgar, calcula-se que, para zerar sua pena inicial de 136 anos, 3 meses e 20 dias, ele precisaria dedicar 149.250 dias de estudo, o que equivale a 408 anos e 11 meses. Ao todo, isso representa 597 mil horas de aulas.

RELEMBRE A CHACINA

Edgar e seu cúmplice, Ezequias Souza Ribeiro, de 27 anos, foram responsáveis pela chacina que vitimou sete pessoas, incluindo uma adolescente de 12 anos, em Sinop, no dia .

Ezequias foi morto em confronto com a polícia um dia após o crime, enquanto Edgar se entregou dois dias depois.

A motivação do crime está relacionada a uma série de derrotas em partidas de carambola. Segundo a investigação, após perder cerca de R$ 4 mil em jogos, Edgar retornou ao bar com Ezequias, que armou um ataque contra as pessoas presentes. O primeiro disparo foi feito por Ezequias, seguido por tiros de Edgar.

VÍTIMAS DA CHACINA

As vítimas foram identificadas pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e incluem seis homens e uma adolescente de 12 anos. Entre os mortos estão:

  • Lara Frasão de Almeida, 12 anos (filha de Getúlio, também morto)
  • Getúlio Rodrigues Frasão Júnior, 36 anos
  • Orisberto Pereira Sousa, 38 anos
  • Adriano Balbinote, 46 anos
  • Josué Ramos Tenório, 48 anos
  • Maciel Bruno de Andrade Costa, 35 anos
  • Elizeu Santos da Silva, 47 anos.
.