O vice-prefeito de Sinop, Paulinho Abreu (Republicanos), participou de uma reunião promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) para discutir a manutenção de estradas rurais essenciais para o escoamento da produção agrícola local. No encontro, Paulinho destacou que, atualmente, há cerca de 710 km de estradas municipais não asfaltadas no município, todas transitáveis, mas necessitando de melhorias.
Dentre esses quilômetros, aproximadamente 300 km estão localizados na Gleba Mercedes, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas cuja manutenção é realizada pela prefeitura. Além disso, uma parte de 20 km da estrada Rosa, pertencente ao Estado, também conta com manutenção municipal.
Paulinho defendeu a implementação do programa Nacional de Estradas Rurais pelo governo Federal, ressaltando a importância de fornecer recursos para que os municípios possam investir em maquinários e melhorar a estrutura das secretarias responsáveis pelos serviços, que muitas vezes exigem investimentos de recursos próprios.
O vice-prefeito também mencionou o programa “arranca-safra”, que possibilitou a manutenção de 200 km de estradas em Sinop. Durante a reunião, Enio Alves, vice-prefeito de União do Sul, ressaltou a relevância econômica das estradas vicinais no município, que somam 650 km. Enio destacou a dependência do agronegócio para a geração de receita e a urgência de investimentos para a melhoria da malha viária municipal, principalmente após os desafios enfrentados durante a colheita em períodos chuvosos.
Ele concluiu afirmando que é necessário agir rapidamente para evitar problemas semelhantes na próxima temporada de chuvas.